Terça, 07 Agosto 2018 11:24

Educação é tema de seminário promovido pela Associação dos Gestores Governamentais de MT

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Este é o quinto de uma série de cursos que serão ofertados aos servidores da carreira durante o I Seminário de Políticas Públicas e Gestão Governamental.

 

RENATA NEVES

Assessoria AGGEMT

 

Dando continuidade à agenda de cursos de capacitação ofertada aos seus associados, a Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) promoveu, na última sexta-feira (03), seminário para debater políticas públicas voltadas à área da educação.

 

Primeiro palestrante do dia, o diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação, Daniel Ximenes, falou sobre os desafios da pactuação e do enfrentamento das desigualdades no setor.

 

Segundo ele, há duas principais dificuldades quando se trata de educação, tanto em âmbito federal quanto em âmbito estadual. A primeira é garantir melhores condições de acesso e permanência dos estudantes nas escolas.

 

“Hoje no Brasil temos apenas um pouco mais da metade dos jovens de 15 a 17 anos no ensino médio. Temos um alto nível de distorção idade-série, de repetência, de crianças que abandonam a escola. Isso sinaliza uma necessidade de política de educação que dê mais apoio a esses grupos, no que se refere à permanência na escola e ao êxito. Então essa é uma abordagem que tanto no governo federal quanto nos governos estaduais devem ficar atentos para que nós consigamos ter um país onde todos os jovens com 19 anos tenham ensino médio completo”, afirmou.

 

A segunda dificuldade é garantir a qualidade do ensino e a igualdade de acesso. Na avaliação do diretor, essas metas só serão atingidas quando a educação for considerada prioridade e quando houver o estabelecimento de políticas públicas de estado que incluam uma ampla articulação entre os entes federados.

 

“Nós vivemos um país federativo, então é necessário estabelecer as competências, as responsabilidades da União, dos estados, dos municípios, a participação da sociedade civil e do mercado. É preciso garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a um ensino de qualidade e contem com o apoio necessário para que não abandonem a escola”, destacou.

 

Educação em Mato Grosso

 

A secretária de educação de Mato Grosso, Marioneide Kliemaschewsk, apresentou os avanços registrados no estado nos últimos anos, como o aumento do número de professores e do investimento anual por aluno, a redução da quantidade de alunos por turma, a melhoria da infraestrutura das escolas - com a construção de novas unidades e reforma de quase 200 unidades já existentes -, a valorização dos servidores e a melhoria do projeto político-pedagógico.

 

“O gestor público faz a diferença e deve sempre levar em consideração a atividade-fim da Secretaria de Educação. Esse deve ser o foco. E a atividade-fim é lá na sala de aula. Não adianta nada muito trabalho, se isso não tiver reflexos na sala de aula. Precisamos assegurar as estruturas necessárias para que o processo de aprendizagem aconteça”, salientou.

 

Assim como no resto do país, a permanência dos alunos nas escolas também é um dos principais desafios enfrentados em Mato Grosso. O estado, no entanto, apresenta índices favoráveis nesse quesito, segundo o gestor governamental e secretário-adjunto executivo da Secretaria de Estado de Educação, Nelson Viana.

 

Dentre os desafios que já estão sendo enfrentados, Nelson destacou a adequação das práticas pedagógicas à realidade dos alunos, a valorização dos professores, a implantação de uma gestão democrática, com a participação das famílias na comunidade escolar e a burocratização dos processos.

 

A gestora governamental do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados da Seduc, Janê Sifuentes Machado, última palestrante do dia, apresentou informações referentes ao orçamento destinado à educação e sua distribuição e destacou a importância de um planejamento responsável, alinhado com o plano de metas nacional.

 

 

Ler 51 vezes Última modificação em Domingo, 19 Agosto 2018 12:06

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