Domingo, 23 Setembro 2018 12:33

Gestores governamentais participam de palestra sobre Gestão de Pessoas

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Esta foi a oitava apresentação do 1º Seminário realizado pela AGGEMT.

 

Lais Costa Marques

 

A Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) realizou, na última sexta-feira (21), a oitava palestra do 1º Seminário de Políticas Públicas e Gestão Governamental. Em torno de 40 servidores da carreira participaram da apresentação “Gestão de Pessoas com foco na Carreira de Gestores Governamentais”, com a gestora federal Marizaura Reis Souza Camões, que é mestre em Administração e coordenadora de pesquisas da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

 

Nesta edição, Marizaura Camões realizou uma palestra interativa com os participantes e apresentou estratégias para melhorar o rendimento profissional e para o reconhecimento dos gestores governamentais como carreira estratégica do Estado.

 

Para Marizaura Camões, um dos principais desafios da gestão de carreiras na iniciativa pública é mensurar o serviço, que no caso se trata de valor público. “Na iniciativa privada temos produtos e serviços e como meta o lucro da empresa. Na esfera pública não. Trabalhamos com valores para a população e atuamos de acordo com agentes políticos de múltiplos interesses”.

 

De acordo com a profissional, falta planejamento de carreiras que permita a ascensão profissional no setor público. No entanto, a carreira de gestor, especificamente, é horizontal e por isso mais dinâmica. “Os gestores governamentais têm como diferencial a transversalidade, que permite o trânsito em diferentes áreas. É preciso buscar capacitações para o desenvolvimento desses profissionais e, consequentemente, melhores resultados para a esfera pública”.

 

Segundo a diretora de estudos e pesquisas da AGGEMT, Rita Volpato, “o perfil generalista dos gestores governamentais muitas vezes é confundido com as atribuições de outras carreiras. A Associação busca justamente pontuar as vocações da carreira para consolidar nossa atuação e mostrar a importância dos gestores no desenvolvimento de políticas públicas”.

 

O gestor governamental Paulo Sérgio Ferreira, em exercício na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), explica que os gestores integram uma carreira estratégica dentro do governo, com perfil gerencial e visão geral e que a palestra veio contribuir para apontar caminhos para estes profissionais.

 

Para Marizaura Camões, “Os gestores precisam ter resiliência para exercer sua atividade. É função do gestor identificar os problemas e apontar as soluções, mas nem sempre a conclusão de um projeto ocorre no momento planejado. É preciso que os projetos estejam prontos para que sejam apresentados na oportunidade adequada”.

 

AGGEMT

 

A Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) representa 88 dos cerca de 110 profissionais em atuação no governo e trabalha no desenvolvimento de ações para a valorização da carreira. O 1º Seminário é uma iniciativa da AGGEMT para promover a atualização dos profissionais associados e os temas foram escolhidos pelos gestores do estado de Mato Grosso.

 

A diretora de cultura e comunicação da AGGEMT, Paula Baicere, explica que o seminário atende a uma demanda dos associados por atualização. “Os gestores votaram e a associação está promovendo os cursos de acordo com as necessidades apontadas. Estamos promovendo a capacitação destes importantes profissionais que atuam no desenvolvimento de políticas públicas em todas as áreas do governo”.

 

Ler 35 vezes Última modificação em Sexta, 05 Outubro 2018 10:42

Parceiros

Banner 1
Banner 2
Banner 3
Banner 4
Banner 5
   
: