Terça, 09 Abril 2019 12:23

Gestores Governamentais participam de capacitação em Gestão Estratégica

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

 

O curso foi promovido pela Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) nos dias 4 e 5 de abril.

 

RENATA NEVES

Assessoria AGGEMT

 

“Gestão Estratégica” foi o tema do curso promovido nos dias 4 e 5 de abril pela Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) com o objetivo de aprimorar a atuação dos servidores públicos da carreira de Gestor Governamental, que atuam no Executivo Estadual.

 

O curso foi realizado na sala de treinamento da Controladoria Geral do Estado (CGE) e ministrado pela doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV), Gabriela Lotta.

 

Misturando teoria e prática em aulas interativas, a especialista apresentou aos servidores informações sobre gestão estratégica nas organizações, planejamento estratégico e formulação da estratégia, ferramentas e métodos de planejamento, monitoramento e avaliação da estratégia.

 

Segundo Gabriela Lotta, estratégia é um “conjunto integrado de ações estruturadas, regras decisórias e posicionamentos que a organização assume e implementa para atingir objetivos e padrões de desempenho desejados”. Já planejamento estratégico, em sua visão, pode ser definido como “a definição das grandes diretrizes que irão nortear as ações da organização”.

 

“O que trabalhamos nesses dois dias de curso é como fazemos bons planejamentos, como pensamos bons programas e projetos e bons processos, de forma alinhada, pra alcançar o resultado que queremos. Ou seja, como a gente constrói organizações que chegam em resultados, que promovem o desempenho desejado”, frisou Lotta.

 

Durante o curso a especialista apresentou a metodologia de medição e gestão de desempenho denominada Balanced Scorecard, que consiste no alinhamento da organização à estratégia. Dentre outras especificações, a metodologia prevê que o desempenho deve poder ser especificado e medido por meio de indicadores objetivos.

 

“O foco disso tudo é a gente pensar como as nossas ações cotidianas podem levar a resultados positivos, que melhorem as políticas que a gente faz e, portanto, melhorem a vida do cidadão. Para que tenhamos políticas mais includentes, mais participativas, em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade”, concluiu.

 

O gestor governamental Alexandre Cândido de Oliveira Campos, servidor da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), afirmou que os ensinamentos recebidos durante o curso contribuirão para a atuação dos servidores da carreira nos mais diversos setores.

 

“Atualmente estamos discutindo a construção do PPA em Mato Grosso, debatendo indicadores e estrutura organizacional, tudo isso em um momento em que temos um novo governo instalado, então os apontamentos que a palestrante nos trouxe, baseados em sua ampla experiência em diversos governos, são fundamentais para que a gente faça uma análise da nossa realidade e coloque isso em pratica”, avaliou.

 

A gestora governamental Luana Gattas, que também atua na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), destacou a importância das informações recebidas para a melhoria dos serviços prestados pelo Governo do Estado aos cidadãos.

 

“Aprendemos que precisamos traçar onde queremos chegar, o que precisamos fazer para chegar até ali e formas de avaliar se conseguirmos chegar no lugar onde planejamos. Isso tem tudo a ver com o trabalho do gestor governamental e com gestão pública. Se eu tenho claro onde eu preciso chegar, como chegar e sei avaliar os meus resultados, quem ganha com isso é o cidadão, que vai receber os serviços na ponta”, ressaltou.

 

Qualificação

 

Desde o ano passado a Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) vem ofertando uma série de cursos de capacitação aos servidores da carreira nas áreas de políticas públicas, políticas sociais, gestão de pessoas, gestão fiscal, desenvolvimento, planejamento e modelos de gestão pública.

 

Na semana passada, os servidores participaram do curso “Gestão de Projetos e Portfólio” e no dia 26 de abril participarão de curso sobre Coordenação e Monitoramento de Políticas Públicas.

 

A diretora de Estudos e Pesquisa da AGGEMT, Rita de Cássia Volpato, reforça que o plano de capacitação tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional dos gestores governamentais, por meio do fortalecimento da visão estratégica e da reflexão e debate sobre diversos temas.

 

Ler 74 vezes Última modificação em Segunda, 29 Abril 2019 11:20

Parceiros

Banner 1
Banner 2
Banner 3
Banner 4
Banner 5
   
: