Sábado, 22 Outubro 2016 11:01

Servidores investem em qualificação para otimizar resultados

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Servidores da carreira de Gestor Governamental do Poder Executivo Estadual estão investindo em qualificação para potencializar o desempenho profissional e entregar melhores resultados aos cidadãos mato-grossenses. 

 

Nesta quinta (20) e sexta-feira (21), dezenas de servidores participaram do curso “Comunicação Eficaz”, promovido pela Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT), em parceria com a empresa Ascender Psicologia e Coaching. 

 

Nos dois dias de curso a jornalista, escritora, radialista e apresentadora de televisão, Thais Alves, apresentou informações e técnicas de comportamento e oratória que podem ser adotadas para melhorar a eficiência do processo comunicacional e, consequentemente, dos resultados alcançados durante o desempenho do trabalho diário. 

 

“Saber se comunicar é essencial em diversas situações da nossa vida, sobretudo no ambiente de trabalho. No entanto, a comunicação é também uma das coisas mais difíceis de colocar em prática, principalmente porque a emoção pode atrapalhar muito esse processo. Comunicação requer cuidados e depende de um alinhamento entre três fatores: inteligência, emoção e ação”, explicou a palestrante. 

 

Além da parte teórica, o curso contou ainda com momentos durante os quais os participantes puderam colocar em prática algumas das técnicas apresentadas. 

 

Devido à característica peculiar dos gestores governamentais, que atuam de forma descentralizada em todas as secretarias de estado, auxiliando na elaboração e implementação de políticas públicas, o coordenador da Comissão de Planejamento da AGGEMT, Alexandre de Oliveira Campos, acredita que a comunicação é fundamental para a atuação dos profissionais. 

 

“Os gestores governamentais estão à frente de projetos estratégicos do governo e lidam diretamente com os secretários e com pessoas de todos os setores de uma secretaria. Sendo assim, precisam saber apresentar suas ideias e se comunicar de forma eficiente com todos. Após a conclusão dos projetos, também precisam comunicar corretamente os resultados”, destacou. 

 

Plano de ação 

 

A oferta de cursos de qualificação aos servidores é uma das medidas previstas no plano de ação da Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT).  

 

Para a construção do plano foram considerados os resultados de duas pesquisas realizadas com os próprios servidores e secretários de estado, com a finalidade de elaborar um diagnóstico acerca do papel do gestor governamental na administração pública. 

 

Aos secretários de estado foram apresentados questionamentos acerca do conhecimento deles sobre a carreira, as áreas em que os gestores atuam em suas secretarias e a relevância desses profissionais para o alcance dos resultados pretendidos pelo governo. A consulta também ofereceu a eles a oportunidade de apresentar sugestões de melhorias aos profissionais. 

 

Os servidores, por sua vez, manifestaram-se sobre as ações que desenvolvem e as expectativas para a carreira e apontaram a necessidade da participação em cursos de qualificação para melhoria do próprio desempenho profissional. 

 

“Queremos aprimorar a nossa atuação enquanto servidores públicos. O nosso maior objetivo é entregar melhores produtos à sociedade, por isso a AGGEMT decidiu atender a reivindicação dos gestores e ofertar cursos de qualificação a eles”, frisou a diretora administrativa e financeira da associação, Andréia Caldas. 

 

Gestor Governamental 

 

A carreira de gestor governamental foi criada em Mato Grosso por meio da Lei nº 7.350, de 13 de dezembro de 2000. Atualmente, 110 gestores integram o quadro funcional do Governo do Estado e atuam em diversas secretarias, executando atividades de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas e assessoramento técnico. 

 

Conforme a lei, os gestores governamentais são profissionais que possuem curso superior em diferentes áreas de conhecimento, com capacitação técnica e gerencial para o exercício de atividades de elevada complexidade e responsabilidade. 

 

Seguindo as diretrizes do modelo de gestão para resultados, implantado pela atual gestão, os servidores trabalham para materializar as metas definidas pelo governo. 

 

“Quando a sociedade aprovou o plano de governo apresentado pelo governador, ela deixou claro que quer receber todos aqueles resultados propostos e os gestores governamentais têm a função de auxiliar o governador a entregar esses resultados. Depois de entregues, precisamos avaliar se eles realmente tiveramimpacto positivo na vida das pessoas”, ressaltou Andréia Caldas. 

 

Novos Cursos 

 

Em novembro, a AGGEMT ofertará dois novos cursos aos servidores associados. O primeiro deles, que ocorrerá no dia 17, tem como tema "Políticas Públicas e Gestão Estratégica: tendências, dinâmicas atuais e (re) arranjos institucionais" e será ministrado pelo professor doutor Reinaldo Manzini. 

 

Já no dia 25 o professor pós-doutor Paulo Januzzo irá ministrar o curso "Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais".

 

“No dia 5 de novembro a carreira completa 15 anos do ingresso da primeira turma em Mato Grosso e essas oportunidades de qualificação são também uma das muitas formas de comemorar a data”, finalizou a diretora de estudos e pesquisas da AGGEMT, Janaina Loeffler de Almeida.

 

Assessoria de imprensa AGGEMT 

Ler 68 vezes Última modificação em Quinta, 02 Fevereiro 2017 10:57

Parceiros

Banner 1
Banner 2
Banner 3
Banner 4
Banner 5
   
: