Terça, 06 Dezembro 2016 11:16

Gestores Governamentais comemoram 15 anos de carreira

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) promoveu, no último sábado (03), uma confraternização para celebrar os 16 anos de criação da carreira e 15 anos do ingresso da primeira turma no Poder Executivo Estadual.

 

A carreira de gestor governamental foi criada em Mato Grosso por meio da Lei nº 7.350, de 13 de dezembro de 2000. Atualmente, 110 gestores integram o quadro funcional do Governo do Estado e atuam em diversas secretarias executando atividades de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas e assessoramento técnico.

 

Durante a confraternização, organizada pela comissão de eventos da AGGEMT e realizada em um buffet na Capital, os servidores lembraram os desafios e conquistas da carreira e também falaram sobre as perspectivas para os próximos anos.

 

“A carreira de gestor governamental é nova, se comparada às demais existentes no estado, porém é uma carreira estratégica e acredito que nós estamos conseguindo atingir os objetivos para os quais ela foi criada”, avaliou o presidente da AGGEMT, Umbelino Carneiro Neves.

 

Dentre as principais vitórias da carreira registradas nos últimos 16 anos, estão o preenchimento de todas as vagas criadas por lei e a publicação, neste ano, da estabilidade da turma que ingressou em 2013, após o último concurso público, realizado em 2009.

 

As dificuldades, como a longa batalha judicial enfrentada pelos candidatosaprovados no último concurso, também foram lembradas e a superação das mesmas, apontadas como motivos para comemoração.

 

A defesa ao pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) foi uma das bandeiras levantadas neste ano pelos gestores governamentais, que agora se unem aos demais servidores do estado para evitar o atraso no pagamento de salários, reflexo da crise econômica enfrentada em todo o país.

 

“O ano de 2016 foi de muitas dificuldades, tensões e contradições, mas também de superação e nos trouxe motivos para comemorar, entre eles o fato da carreira estar debutando, a criação de vários canais de interlocução junto aos associados e a sociedade e a intensificação de capacitações, via associação, para potencializar os gestores no uso de ferramentas de gestão e políticas públicas”, observou a diretora de estudos e pesquisas da AGGEMT, Janaina Loeffler de Almeida.

 

O preenchimento de todas as vagas da carreira foi apontado por Zelma Beatriz Paz Miranda, diretora suplente da AGGEMT,como uma das principais conquistas registradas ao longo de mais de uma década.

 

“A nossa carreira é pequena em termos de número, mas de muitas ações e grande responsabilidade. A batalha tem sido árdua, mas temos conseguido vencer e apresentar bons resultados ao estado”, avaliou.

 

As gestoras Suzane Bueno e Dilcinéia Honorato de Figueiredo salientaram a importância da união entre os servidores e parabenizaram a associação pela realização da festa.

 

“Esse é o meu terceiro ano como gestora e a cada ano a nossa confraternização fica melhor, pois a amizade vai se fortalecendo ao longo do tempo. É um momento muito bacana, pelo qual aguardamos o ano todo”, disse Suzane.

 

“Além desses 15 anos de luta pela carreira de gestor, estamos comemorando hoje o trabalho realizado nesse último ano pela AGGEMT, que conseguiu unir ainda mais a nossa categoria”, frisou Dilcinéia.

 

Nova gestão da AGGEMT completa 1 ano

 

A confraternização realizada no último sábado também teve o objetivo de celebrar o primeiro ano de gestão da nova diretoria da AGGEMT e as vitórias alcançadas no período.

 

Buscando atender as demandas dos servidores da carreira e também do governo como um todo, a nova diretoria elaborou um plano de ação, que já está sendo colocado em prática. Para a construção do plano foram considerados os resultados de duas pesquisas realizadas com os servidores e secretários de estado.

 

Por meio das pesquisas, os secretários se pronunciaram acerca dos resultados que esperam dos gestores governamentais e também apresentaram sugestões de melhoria ao desempenho dos profissionais.

 

Os servidores, por sua vez, manifestaram-se sobre as ações que desenvolvem e as expectativas para a carreira e apontaram a necessidade de qualificação para aperfeiçoamento de suas atividades.

 

Com base nas demandas apresentadas, uma das medidas previstas no plano de ação da associação prevê a oferta de cursos de capacitação aos servidores. Neste ano, dois cursos já foram realizados: de “Comunicação Eficaz”, ministrado pela jornalista Thais Alves, e de “Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas”, apresentado pelo professor e pesquisador Paulo de Martino Jannuzzi.

 

“A atual gestão tem um diferencial, que é promover a união, não apenas entre os diretores, mas com todos os associados. Queremos que todos participem. Para isso, formamos cinco comissões e, de forma muito democrática, demos a elas autonomia auxiliando a planejar, tomar decisões e implementá-las, com apoio da diretoria. Essa iniciativa tem dado muitos resultados positivos”, afirmou o presidente Umbelino Neves.

 

A diretora administrativa e financeira da associação, Andréia Auxiliadora Paula Caldas, ressaltou a importância da capacitação dos servidores e atribuiu o sucesso dos trabalhos ao empenho de todos.

 

“A nossa luta é para que os gestores estejam cada vez mais preparados e possam contribuir da melhor forma possível com a implementação das políticas públicas no estado. Agradeço a todos os membros das comissões e aos associados. Tudo o que temos feito só é possível graças à colaboração de todos. Juntos, somos capazes de transformar o sonho em realidade”.

 

A realização de assembleias periódicas, a regularização do cadastro junto à Secretaria de Estado de Gestão (Seges), a emissão de boletins informativos aos associados, a criação de mais instâncias participativas e de comunicação e o lançamento do site da associação (www.aggemt.org.br) foram outras iniciativas da AGGEMT destacadas pela diretora Janaina de Almeida.

 

“Temos muitos motivos para comemorar e estou feliz por conseguirmos reunir a maior parte dos gestores governamentais para celebrarmos junto às nossas famílias e amigos”, finalizou Willian Sampaio, coordenador da comissão de eventos.

 

 

Assessoria de imprensa AGGEMT 

Ler 129 vezes Última modificação em Quinta, 02 Fevereiro 2017 10:57

Parceiros

Banner 1
Banner 2
Banner 3
Banner 4
Banner 5
   
: