Segunda, 24 Julho 2017 15:54

Gestores Governamentais participam do X Consad

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

 

 

RENATA NEVES

Assessoria AGGEMT

 

A 10ª edição do Congresso Consad de Gestão Pública contou com a participação de gestores governamentais de Mato Grosso. O evento foi realizado nos dias 5, 6 e 7 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

 

Umbelino Carneiro Neves e Andréia Auxiliadora P. Caldas representaram a Associação de Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) e foram acompanhados pelos gestores governamentais Willian César Sampaio, Edna Luzia Almeida Sampaio e Andréa Regina Gomes Almeida.

 

A programação do evento incluiu a realização de sessões plenárias e painéis, onde foram apresentados diversos trabalhos relacionados à administração pública.

 

Os painéis relacionados à gestão de pessoas, área escolhida por Andréia Caldas, abordaram temas como liderança, avaliação de desempenho, inovação, gestão por competência, gestão estratégica, monitoramento da gestão e boas práticas no serviço público.

 

“A área de gestão de pessoas é muito interessante e também tem relação direta com a associação, pois o desempenho dos gestores governamentais é um tema frequentemente debatido. Nosso desempenho precisa ser melhorado? Em quê? Qual é o indicador que nos diz o que e quanto precisa ser melhorado? São questões que foram abordadas durante o evento e que precisam ser amplamente trabalhadas”, observou.

 

Dentro os assuntos abordados, Andréia destacou os “desafios para adoção da gestão estratégica de pessoas na administração pública” como um dos que considerou mais interessantes.

 

“Vimos alguns estudos de caso que demonstram que o setor de gestão de pessoas precisa ter uma nova roupagem e precisa estar alinhado à gestão estratégica para melhorar a sua imagem e passar mais segurança aos servidores”, relatou.

 

Análises realizadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Governo Federal, quatro estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram os custos dos trâmites públicos para a sociedade.

 

“Essa plenária foi muito interessante. Percebemos como os custos são altos por conta de processos que possuem trâmites demorados e que não são automatizados. Investimos muito mal e poderíamos melhorar isso de diversas formas, reduzindo bastante os gastos”, frisou Andréia.

 

Umbelino Neves considerou o evento positivo e ressaltou a importância da troca de experiências entre os estados brasileiros.

 

“Esse ano o Consad foi ainda mais grandioso e pudemos conhecer experiências exitosas de gestão pública que estão sendo colocadas em prática em outros estados. Assim, evitamos cometer erros que já foram cometidos por outros entes e aproveitamos os bons resultados”, disse.

 

Aproximadamente 2 mil pessoas participaram do X Consad, entre autoridades, políticos, gestores, estudantes e servidores públicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal.

 

 

Ler 51 vezes Última modificação em Segunda, 24 Julho 2017 16:12

Parceiros

Banner 1
Banner 2
Banner 3
Banner 4
Banner 5
   
: