Imprimir esta página
Quinta, 06 Agosto 2020 18:34

Pós-graduação em Políticas Sociais da UnB oferece disciplinas remotas

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Veja as disciplinas, docentes, ementas e as orientações de participação no processo seletivo de aluno/a especial. O período para pedido de matrícula é de 17/08 a 21/08/2020.

Recentemente foi aprovado o ensino remoto emergencial na Universidade de Brasília - UnB e o Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) ofertará 5 disciplinas optativas que aceitam aluno/a especial. Veja as disciplinas, docentes, ementas e as orientações de participação no processo seletivo de aluno/a especial. O período para pedido de matrícula é de 17/08 a 21/08/2020.

336122 - Planejamento, Fundo Público e Política Social – Prof. Evilasio da Silva Salvador – 4ª Feira – das 18h às 21h40 Ementa disponível em: http://www.politicasocial.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemi d=658    

327719 - Relações de Sexo/Gênero, Raça/Etnia e sexualidades – Profa. Lucélia Luiz Pereira – 3ª Feira – das 18h às 21h40 Ementa disponível em: http://www.politicasocial.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemi d=658 

336173 - Tópicos especiais em Política Social (Políticas Sociais, Pandemia e Migrações) – Prof. Ioannis Papadopoulos e Profa. Maria Lucia Lopes da Silva - Quinta 14h às 17h40 Ementa: As políticas sociais em contexto de pandemia. As determinações econômicas políticas e sociais da conjuntura sobre as políticas de seguridade social, o trabalho e as migrações no Brasil. Visão geral sobre a imigração para o Brasil e a emigração do Brasil para outros países. Principais fatores de atração para ambos os fenômenos (imigrações e emigrações). As políticas sociais brasileiras direcionadas para os imigrantes. A pandemia e a situação atual do Brasil como receptor de imigrantes. 

336203 - Tópicos especiais em Pesquisa (Capitalismo Dependente em Florestan Fernandes, Nova Direita e Política Social) – Turma A – Profa. Camila Potyara Pereira e Profa. Janaina Lopes do Nascimento Duarte – Terça-Feira das 14h às 17h40. Ementa: a) O debate sobre capitalismo dependente e seus principais eixos estruturantes e dinâmicos, considerando como referência a obra de Florestan Fernandes: capitalismo e desenvolvimento capitalista no Brasil, luta de classes, imperialismo, heteronomia e dependência, revolução burguesa no Brasil; b) Estetização do Capital e o Espetáculo como alicerces para a formação da nova direita; o conceito e o debate histórico de nova direita e de suas correntes estruturantes: neoliberalismo e neoconservadorismo. Democracia, corporações e a sociabilidade capitalista; e c) Dilemas e desafios atuais para as políticas sociais; políticas sociais neodireitistas. 

336203 - Tópicos especiais em Pesquisa (Práticas Metodológicas em Pesquisa Qualitativa) - Turma B – Profa. Hayseca Costa Barroso e Prof. Leonardo Rodrigues de Oliveira Ortegal - Terça-Feira das 14h às 17h40. Ementa: Discussão de temas emergentes na teoria e metodologia de pesquisa. Revisitação de temas clássicos de pesquisa, à luz de debates contemporâneos. Apresentação de análises e pesquisas inovadoras em metodologias qualitativas. Discussão de estratégias metodológicas em temáticas como: cultura, raça, gênero, violência, juventude, e também a partir de temas indicados pelos/as estudantes. 

Última modificação em Quinta, 13 Agosto 2020 10:24
AggeMT MT

Mais recentes de AggeMT MT