Segunda, 12 Março 2018 11:29

AGGEMT realiza evento em comemoração ao Dia da Mulher

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

 

O evento foi realizado pela diretoria da associação, na sede da MT-PAR.

RENATA NEVES

Assessoria AGGEMT

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) promoveu, na última sexta-feira (09), um evento de integração, lazer e informação às associadas.

 

O evento foi realizado na sede da MT-PAR e contou com um delicioso lanche da tarde, além de palestras sobre gênero e políticas públicas para mulheres.

 

O presidente da AGGEMT, Umbelino Carneiro Neves, parabenizou as associadas pelo dia e destacou a força e capacidade das mulheres de desempenhar inúmeras funções com dedicação, inteligência e delicadeza. “Admiro a habilidade que vocês possuem de serem mães, mulheres, esposas e ainda se dedicarem ao trabalho”, disse.

 

Voluntária do MT Mamma Amigos do Peito e membro do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, Adriana Cateli falou sobre a escassez de ações voltadas às mulheres e a necessidade de colocar em prática as ações previstas no Plano Estadual de Política para as Mulheres.

 

O documento foi elaborado por um grupo de trabalho liderado pelo conselho, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e recebeu diversas contribuições da sociedade, porém, segundo Adriana, até o momento nenhuma ação foi colocada em prática.

 

“Ouvimos muitos discursos bonitos sobre as mulheres, sobretudo nessa época do ano, mas quando se trata de transformar as palavras e projetos em realidade, percebemos que ainda falta muito. As questões envolvendo as mulheres estão sempre relegadas ao segundo plano”, afirmou.

 

A palestrante também chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas por pacientes oncológicos para realizar exames e os tratamentos necessários. Segundo ela, a burocracia existente na área da saúde e a falta de preparo dos profissionais que atuam na área acabam reduzindo as chances de cura da doença. “É preciso dar mais agilidade a esses atendimentos, pois o tempo é precioso para uma pessoa que luta contra o câncer”, frisou.

 

A servidora da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e doutoranda da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rosana Manfrinate, falou sobre os resultados da pesquisa de sua autoria que trata da temática “Gênero e Meio Ambiente”.

 

Conforme a pesquisadora, a vulnerabilidade da mulher está diretamente ligada à sustentabilidade do meio ambiente. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentados por ela, apontam que elas acabam sendo as mais atingidas pelos problemas ambientais.

 

“As mulheres são as que mais sofrem as consequências da falta de acesso à água, por exemplo, pois precisam realizar os serviços domésticos, como lavar roupa, cozinhar e cuidar da casa e tudo isso requer o uso desse bem natural. Além disso, são elas que permanecem no local e têm a missão de cuidar dos filhos e da produção quando problemas ambientais obrigam seus maridos a migrarem para outras regiões”, explicou.

 

Manfrinate apresentou ainda a relação entre a permanência das mulheres e de suas famílias nos locais onde vivem e a preservação desses locais.

 

Gestora governamental, doutora em Ciências Sociais e professora da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Edna Sampaio foi a última palestrante do dia e falou sobre o papel da mulher na sociedade, a dificuldade de acesso aos serviços públicos e a ausência de presença feminina em debates importantes.

 

“As mulheres são a maioria no conjunto das carreiras do estado de Mato Grosso, mas não são a maioria nos espaços de decisão”, observou.

 

Edna também salientou a importância da atuação dos gestores governamentais na elaboração de políticas públicas que levem em consideração as questões de gênero.

 

Todas as associadas que participaram do evento foram presenteadas com um kit para cuidados pessoais. Além disso, a diretoria da AGGEMT sorteou 10 vales para tratamentos em clínicas de estética.

 

“Preparamos esse momento com muito carinho em homenagem às nossas associadas porque elas merecem. Em breve, outros eventos também serão realizados a todos os gestores governamentais, incluindo seminários para capacitação”, afirmou a diretoria de Estudos e Pesquisas da associação, Rita de Cássia Volpato.

 

Ler 134 vezes Última modificação em Segunda, 12 Março 2018 11:32

Parceiros

Banner 1
Banner 2
Banner 3
Banner 4
Banner 5
   
: