Terça, 12 Junho 2018 11:00

Seminário discute processos de elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Participaram do seminário servidores da carreira de gestor governamental, que atuam em diversas secretarias e órgãos estaduais.

 

RENATA NEVES

Assessoria AGGEMT

 

Servidores da carreira de Gestor Governamental que atuam no Governo do Estado participaram, na última sexta-feira (08), de um seminário sobre Políticas Públicas. Promovido pela a Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT), o seminário abordou os conceitos e tipologias de políticas públicas, os processos de elaboração, implementação e avaliação e o papel dos agentes públicos em cada uma das etapas.

 

O professor doutor da Universidade Federal do ABC Marcos Vinicius Pó, palestrante no evento, definiu políticas públicas como um sistema de decisões que visa a ações ou omissões, preventivas ou corretivas, destinadas a manter ou modificar a realidade de um ou mais setores da vida social. Destacou ainda a importância do servidor público no processo.

 

“O servidor público tem a grande função de trazer profundidade, conhecimento e estabilidade às políticas públicas. A ideia hoje foi apresentar esse panorama e mostrar que o servidor precisa aperfeiçoar o seu conhecimento, ter capacidade de formular propostas, alternativas e, principalmente, de participar do debate político. É importante que ele possa interferir no processo através do conhecimento, da sua capacidade técnica e da sua experiência junto ao público”, declarou Marcos.

 

Durante o seminário foram discutidos ainda alguns dos principais desafios existentes no processo de elaboração e implementação das políticas públicas, bem como alternativas para superá-los.

 

“O objetivo é ampliar a visão dos servidores que atuam com políticas públicas para que eles tentem olhar o ambiente de uma maneira mais abrangente, que tentem pensar estrategicamente, visualizando oportunidades e possibilidades de superar os obstáculos. A gente espera, com isso, que as políticas públicas sejam cada vez melhores, mais próximas dos cidadãos e capazes de atendê-los”, acrescentou o palestrante.

 

A carreira de Gestor Governamental foi criada em Mato Grosso por meio da Lei nº 7.350, de 13 de dezembro de 2000. Devido à característica peculiar que envolve a carreira, os gestores governamentais possuem papel estratégico na administração pública e atuam de forma descentralizada em diversas secretarias, executando atividades de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas e assessoramento técnico. 

 

“O aporte de conhecimento aos demais gestores e servidores, principalmente do nível tático-estratégico é algo inerente à carreira de gestor governamental, então temos que nos reinventar cotidianamente e nos preparar, adquirir mais conhecimento. Nesse sentido, seminários como esse são extremamente importantes”, observou a gestora governamental Janê Sifuentes Machado, que atua na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

 

O gestor governamental Edmar Augusto Vieira, que atua na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) também considerou o seminário positivo. “As políticas públicas são justamente o objeto de trabalho da nossa carreira, então precisamos ter uma compreensão mais geral sobre esse assunto. O seminário de hoje proporcionou uma visão abrangente sobre o tema e, ao mesmo tempo, apontou os principais pontos que poderiam ser aprofundados”, avaliou.

 

Este é o segundo de uma série de cursos que serão ofertados aos servidores da carreira durante o I Seminário de Políticas Públicas e Gestão Governamental e faz parte do plano de capacitação elaborado pela Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) para seus associados.

 

 

Ler 100 vezes Última modificação em Quinta, 28 Junho 2018 09:15

Parceiros

Banner 1
Banner 2
Banner 3
Banner 4
Banner 5
   
: