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Segunda, 07 Dezembro 2020 06:00

Gestores Governamentais de MT se destacam no 2º maior leilão de concessão de estradas do pais

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De acordo com a gestora governamental Andreia Domingues, a participação ativa dos gestores, foi fator preponderante nos resultados positivos do processo licitatório deste ano.

O  trabalho realizado por gestores governamentais de Mato Grosso foi fundamental para o sucesso do leilão  de concessão de rodovias do estado realizado no dia 27 de novembro, na B3 em São Paulo. O certame com cerca de 510 quilômetros de estradas, foi considerado pelos organizadores do evento, como o segundo maior do país.

De acordo com a gestora governamental Andreia Domingues, a participação ativa dos gestores, foi fator preponderante nos resultados positivos do processo licitatório deste ano.

“Vale destacar a importância que tivemos no trabalho inicial até a conclusão do leilão. Cito por exemplo, o lote de Jangada e Itanorte, que foi pela terceira vez lançado e das outras vezes o processo foi frustrado. Então, a nossa gestão adequou essa modelagem de acordo com as diretrizes do secretário Marcelo, e a partir desta nossa adaptação ela passou a ter apetite no mercado. Com isso obtivemos sucesso nos três lotes”, explicou Andreia, que foi a responsável pela parte da adequação da modelagem, estruturação e encaminhamento dos processos licitatórios.

O Gestor Rogério Magalhães que presidiu a comissão permanente durante todos os atos de licitação.

Segundo Andreia Domingues, foi realizado um trabalho em parceria com a consultoria contratada. “Estamos muitos satisfeitos com todo resultado, pois quem ganha com isso é o nosso Estado”.

Saíram vencedores os consórcios que ofereceram o menor valor de tarifa, com exceção do último lote, que foi disputado pelo maior preço de outorga. Os três lotes leiloados somam um montante de 6 bilhões de reais, sendo assim, um total de 3,5 bilhões de recursos privados, que serão investidos nas rodovias do Estado, no prazo de 30 anos.

O Grupo Houer, responsável pelo estudo especializado em estruturação de empreendimentos de infraestrutura, também analisa que o balanço foi bastante positivo. “Neste certame, adotamos o modelo híbrido, quando não há limitação de desconto na tarifa-teto do pedágio, porque proporciona financiabilidade para a concessão. Outro ponto relevante é a excelência na prestação de serviços com os resultados, visto que os vencedores dos lotes já atuam como concessionários e tem ampla expertise nesta atividade”, analisa o sócio diretor do Grupo Houer, Camilo Fraga.
Segundo informações dos organizadores do certame, o leilão promoveu a concessão de 140,6 quilômetros da MT-130, no trecho de Primavera do Leste a Paranatinga, além das rodovias MT-246, MT-343, MT-358 e MT-480, de Jangada a Itanorte, totalizando 233,2 quilômetros. Também compõe o programa: 138,4 quilômetros da MT-220, localizada entre Tabaporã e Sinop.

Todas servirão como modernas e seguras rotas de escoamento da produção agrícola, transporte de proteína animal e plantas de etanol, além de gerarem mais de 3 mil empregos diretos e indiretos para a região. Estas futuras concessões estão conectadas com eixos rodoviários e ferroviários federais. Passam por áreas de grande atividade agropecuária, com vocação ainda para ampliar suas atividades para segmento da mineração e madeira.

Para o Governado do Estado, os resultados são combustíveis para seguir em frente com as agendas de infraestrutura em Mato Grosso.  “No próximo ano, vamos publicar mais um lote de concessão. Somando sete contratos existentes de concessão. Mato Grosso terá mais de 2 mil quilômetros de rodovias, o que corresponde a 28% da malha pavimentada do Estado”, completou Mauro Mendes.

Última modificação em Quinta, 31 Dezembro 2020 07:00

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