FACEBOOK
  

VÍDEOS
  

FOTOS
  

GALERIAS
  

JORNAL DIGITAL
  

 
Quarta, 30 Dezembro 2020 14:57

‘Cabe ao gestor resolver ou apontar as possibilidades para a solução de problemas’, diz Paulo Moura Destaque

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Paulo Moura afirma que tem muito orgulho de fazer parte da carreira por acreditar que seu perfil se encaixa no que se pretende disponibilizar para o Governo do Estado.

“Ser gestor governamental é estar pensando sempre na solução dos problemas”. A análise é do gestor governamental Paulo Moura, da terceira turma no Estado de Mato Grosso, nomeado em 13 de junho de 2013.

De acordo com o gestor, enquanto a média dos servidores espera que o gestor da pasta resolva o problema para que o setor possa implementar a solução apontada, a carreira de gestor atua como parte da decisão, da procura pela solução.

“O objetivo da nossa carreira é ser da confiança de qualquer secretário ou assessoria do governador para resolver problemas. Cabe ao gestor resolver ou apontar as possibilidades para solução do problema”, observa ele.

Paulo entende que seu trabalho como gestor governamental começou antes mesmo de ser nomeado porque o nosso concurso teve muita dificuldade para ser validado. “Isso foi de certa forma ruim, mas teve valia em termos de aprendizado porque forçou essa turma a se movimentar politicamente, a utilizar a força dos deputados e da própria administração pública. Antes de sermos nomeados já estávamos buscando soluções para o poder público”.

Então, seu primeiro trabalho como gestor governamental foi essa articulação para que a sua turma fosse nomeada de forma a satisfazer tanto o Governo do Estado quanto os candidatos aprovados.

Paulo Moura teve uma atuação da Secretaria da Copa do Mundo 2014 (Secopa) e logo em seguida, 2015,  já no governo de Pedro Taques, teve a oportunidade de começar a acompanhar um governo desde o início, o que segundo ele é importante para o gestor governamental porque muitas decisões são impactados de acordo com o momento em que o governo se encontra.

“Participei do primeiro Plano Plurianual por meio de alguns gabinetes ligados à Casa Civil e ajudei esses gabinetes a prepararem os seus planos. Também participei de vários outros trabalhos, com atuação no MTPar, com destaque para a elaboração do projeto do Ganha Tempo”, enumera o gestor.

Depois atuou no Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) junto à saúde, coordenando um Plano de Ajustamento de Gestão que o Governo tinha com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT). Em seguida, assumiu um cargo mais político na Casa Civil, participando de discussões entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa.

“Todas essas experiências foram muito válidas, porém não foram locais onde eu me sentia à vontade. Na Secopa eu me lembro que era um local onde eu gostava de trabalhar, onde eu me sentia feliz, mas nos demais locais onde eu trabalhei eu não sentia essa felicidade, que foi um momento de crise de identidade profissional”, revela o gestor.

Mas, logo após esse período, Paulo Moura chegou à Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, que era ligada à Secretaria de Estado de Educação (SEduc), onde eu recuperei a alegria de ser gestor governamental.

“No final de 2017, a sede da pasta ainda estava muito distante da Seduc e havia muitos vestígios ainda da época em que Esporte e Lazer ainda era uma secretaria, mas a ajuda de outros gestores mais experientes facilitou muito trazer a pasta para junto da Educação”, destaca o gestor.

Paulo Moura ficou na Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer até próximo ao final do governo, quando foi transferido para a Secretaria de Estado de Cultura. Assim que o governador Mauro Mendes assumiu a pasta da Cultura se juntou à de Esporte e Lazer, onde continuo até hoje, designado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão para ficar lá até 2022.

“É um lugar onde eu estou muito feliz, já conheço bem os processos, estou numa situação bem confortável e acredito que ajudando bastante a atuação dessa pasta tão importante para a população mato-grossense”.

Paulo Moura afirma que tem muito orgulho de fazer parte da carreira por acreditar que seu perfil se encaixa no que se pretende disponibilizar para o Governo do Estado.

Assista o depoimento completo de Paulo Moura no vídeo abaixo.

Última modificação em Quarta, 13 Janeiro 2021 11:12

Mídia

Siga-nos

Convênios




 

Clube de Vantagens

Facebook

Localização