FACEBOOK
  

VÍDEOS
  

FOTOS
  

GALERIAS
  

JORNAL DIGITAL
  

 
Segunda, 19 Abril 2021 16:42

Portfólio faz relato dos 20 anos da carreira de gestor governamental em Mato Grosso

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

 O material impresso será entregue às autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e TCE e será disponibilizado na internet para acesso a todos

A carreira de gestor governamental acaba de completar 20 anos em Mato Grosso. Para celebrar a data emblemática, além de um cronograma de ações alusivas já realizadas, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) estão lançando um portfólio ique narra desafios, conquistas e entregas registrados ao longo dessas duas décadas. Clique AQUI para ler.

O material será entregue às autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e ao Tribunal de Contas, e também disponibilizado na internet em formato de E-Book para que todos tenham acesso.

Fazendo um breve resumo do portfólio, Regiane Berchieli explica que a carreira de Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso foi criada em 2000, como parte do movimento de reforma do Estado que tinha como objetivo central implantar um novo modelo de Administração Pública denominado gerencial ou pós-burocrático.

Além disso, tinha como grande desafio desenvolver uma elite burocrática na administração direta, em substituição aos empregados das empresas estatais que vinham das décadas de 1960 e 1970.

“Os Gestores Governamentais exerceram liderança em praticamente todas as inovações em gestão desde sua criação e a mobilidade se tornou uma marca da carreira, com reconfiguração de acordo com as prioridades estratégicas de cada Governo”.

O aspecto ético, ressalta o gestor governamental Vinícius Carvalho, também merece ser destacado, já que a carreira exerceu inúmeros cargos importantes como secretário-adjunto e presidente de empresa e não carrega nenhuma grande mácula nessa área.

“Foi formado e mantido um grupo seleto com forte formação acadêmica e experiência técnico-gerencial, apresentando qualidade e diversidade como nenhuma outra. É fundamental para que um novo modelo de gestão pública, alinhado com as demandas trazidas pela globalização e a sociedade civil, possa se transformar em realidade”, completa Vinícius Carvalho.

AGGEMT

O gestor governamental Agno Vasconcelos, presidente da Associação dos Gestores Governamentais de Mato Grosso (AGGEMT), ressalta que o portfólio foi elaborado com a contribuição dos profissionais da carreira com a coordenação da equipe do NAP, com apoio da AGGEMT e de seus associados para sua produção, e retrata duas décadas de resultados alcançados com muito trabalho, foco e compromisso com a melhoria dos serviços públicos ofertados à sociedade.

“Esse documento além de informar ao público em geral também servirá de base para novos projetos e ações desenvolvidos pelos membros da carreira, o que os aproximará do êxito” destaca Agno Vasconcelos.

SEPLAG

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra Guimarães dos Santos, ressalta, ao apresentar o portfólio, que os Gestores Governamentais estão presentes nas áreas de políticas públicas do Governo e merece destaque a atuação para um dos principais instrumentos de planejamento da SEPLAG que é o Plano Plurianual (PPA).

“Outro setor que quero destacar neste breve relato são os sistemas corporativos. São peças decisivas para o bom funcionamento da Administração Pública, pela informatização que promovem”, relata, citando que num período mais recente foi desenvolvido o “Entregas MT”, que registra os bens e serviços gerados pelo Governo do Estado para a sociedade, que Ele contou com participação de servidores da carreira dos Gestores Governamentais na sua concepção e implementação.

O secretário observa que outra contribuição dada pelos Gestores Governamentais ao longo do tempo é a profissionalização da gestão pública, quando ocupam cargos de direção e assessoramento superior. Juntamente com outras carreiras que também ocupam cargos semelhantes, dá um suporte decisivo para que as decisões tomadas pelos dirigentes possam resultar em benefício prático para o cidadão.

Eles se destacam naquela que é entendida por muitos como uma das razões mais importantes para a sua existência, que é a identificação de problemas e proposição de soluções viáveis para eles. “Aliás, nesta gestão a proposta é nos aprofundarmos ainda mais nesse tipo de ação com foco, incontinenti, na melhoria dos serviços prestados à sociedade”.

Por fim, o secretário Basílio Guimarães afirma que a carreira de Gestor Governamental tem sua importância destacada no Governo de Mato Grosso e ter a certeza que o portfólio demonstra a produção gerada por estes servidores ao longo desses 20 anos de atuação da carreira. “Parabéns aos Gestores Governamentais de Mato Grosso”, completa.

 

 

Última modificação em Sábado, 01 Mai 2021 06:10

Siga-nos

Convênios




 

Clube de Vantagens

Facebook

Localização