FACEBOOK
  

VÍDEOS
  

FOTOS
  

GALERIAS
  

JORNAL DIGITAL
  

 
Sábado, 05 Junho 2021 08:36

Dia Mundial do Meio Ambiente promove a restauração dos ecossistemas em 2021

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

O tema desse ano reforça a urgência da restauração dos ecossistemas, tanto terrestres quanto marinhos, danificados pela ação humana. Quanto mais saudáveis eles forem, mais saudável será o planeta e, é claro, as formas de vida que o habitam.

Neste sábado (5.06), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 5 de junho de 1972, durante abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema foi o Ambiente Humano. Desde então, a cada ano um novo tema é escolhido para que governos, empresas e cidadãos ao redor do mundo promovam manifestos e proponham medidas de preservação do meio ambiente. Neste ano, a campanha Reimagine. Recrie. Restaure também marca o lançamento oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, e o país selecionado para organizar e sediar o evento de 2021 é o Paquistão.

O tema desse ano reforça a urgência da restauração dos ecossistemas, tanto terrestres quanto marinhos, danificados pela ação humana. Quanto mais saudáveis eles forem, mais saudável será o planeta e, é claro, as formas de vida que o habitam. Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório onde diversos especialistas apontam a necessidade de que grandes esforços mundiais sejam realizados para  amitigação do aquecimento global, e suas várias consequências, até o fim desta década.
 
Objetivos do Dia Mundial do Meio Ambiente

A principal meta da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 é reduzir as emissões de gases de efeito estufa em quase metade até 2030 e, assim, manter o aquecimento global em menos de 2 °C. Para isso, é necessário recuperar os ecossistemas. Tanto a restauração deles quanto a descarbonização das economias — por exemplo, reduzir fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis — devem andar de mãos dadas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente também tem como meta promover uma postura crítica e ativa por parte da população em relação aos problemas ambientais. Através da agenda da Década das Nações Unidas, a iniciativa busca prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas. Com isso a ONU também espera erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir uma extinção em massa. Mas isso só será possível, se todos participarem.

Por conta da pandemia de COVID-19, boa parte das ações envolvidas na comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2021 serão realizadas digitalmente. Uma delas é acompanhar e participar do evento através da hashtag #GeraçãoRestauração nas redes sociais da ONU.

Outra maneira de participar é baixando o Guia Prático Para a Restauração de Ecossistemas, produzido e disponibilizado pela própria organização do evento. A cartilha tem como público todos os indivíduos ou grupos interessados em participar dessa restauração e propõe ações que podem ser adotadas de maneira individual ou coletiva — como exemplo, o guia sugere decisões mais inteligentes quanto ao consumo: saber comprar produtos sustentáveis. Para baixar a cartilha, clique aqui.

Ao redor do mundo, são mais de 1.250 eventos confirmados na agenda oficial, entre eles instituições brasileiras, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que promoverão ao longo do dia e, em alguns casos da próxima semana, diversas atividades voltadas para conscientização da urgência em restaurar os ecossistemas da Terra. Para acessar ao mapa de eventos, basta clicar aqui.

Ainda no Brasil, o Escritório do Programa das Nações Unidas (PNUMA) também promoverá uma série de webinários entre os dias 7 e 11 de junho, com o objetivo de discutir os diversos aspectos da restauração nos biomas brasileiros. Todos acontecerão das 16h30 às 18h00, com temas que falam sobre a Amazônia até a Mata Atlântica. Para acessar a agenda completa desses eventos, clique aqui.

Por fim, o site oficial do evento, além de mais detalhes sobre as ações, também oferece ao visitante a oportunidade de navegar por dentro de cada um dos ecossistemas do planeta e, assim, entender a razão de cada um deles ser tão importante. Basta acessá-lo aqui

Fonte: World Environment Day

Última modificação em Quarta, 30 Junho 2021 16:01

Siga-nos

Convênios




 

Clube de Vantagens

Facebook

Localização